spa-estancia-do-lago-células-jovems-tratamento-estético

Dando sequência às novidades do mundo estético, no post de hoje debatemos uma técnica inovadora e um tanto quanto inusitada. Pacientes de várias partes do mundo têm congelado e armazenado células jovens e saudáveis para serem usadas em tratamentos estéticos futuros.

Sim, é isso mesmo. O serviço conhecido como “poupança de beleza”, que já está sendo oferecido em alguns locais do Brasil, apresentou resultados bem sucedidos em diversas pesquisas. Entretanto, uma grande parte das aplicações do tratamento ainda está longe de sair dos laboratórios.

Isso porque, segundo Andresa Forte, cientista da Techlife, em entrevista à Folha de São Paulo, ainda são necessários mais estudos acerca do tratamento para que ele se torne algo rotineiro, embora os resultados tenham sido excelentes.

A “poupança de beleza” é feita da seguinte forma: retira-se um pedaço de pele de cerca de 8mm. Suas células, então, são cultivadas em laboratórios e reaplicadas nos pacientes para corrigir rugas e marcas de expressão na pele. Isso no caso dos fibroblastos (células produtoras de colágeno). No caso da gordura, há um lipoaspiração convencional em que o tecido adiposo retirado é congelado e depois utilizado no paciente.

Apesar de dividir opiniões, o fato é que o tratamento ainda dará muito o que falar. E você, o que acha?