Você por acaso já se perguntou como manter uma vida saudável? Pois saiba que não é difícil. Basta criar hábitos que façam bem ao organismo. Um deles é a nutrição, definida como um conjunto de processos (ingestão, digestão, absorção e excreção dos nutrientes) voltado à produção de energia para o corpo humano, segundo a nutricionista Thais Brito.

A nutrição adequada promove uma vida saudável e com qualidade. Para realmente ser funcional, ela precisa ser equilibrada em macronutrientes e micronutrientes. Os macros são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micros são as vitaminas e mineirais. Ok, mas em quais alimentos eu posso encontrar esses “ingredientes” e montar um cardápio saudável?

Alimentos com macronutrientes

Você encontra carboidratos – responsáveis por dar energia ao organismo – em massas, pães, batata, mandioca, arroz, grão de bico, batata doce, mandioca, mandioquinha, pinhão, lentilha, farinha, arroz, frutas e até em geleias.

Já as proteínas, que têm a função de reestruturar células e tecidos, são abundantes em alimentos de origem animal e em algumas leguminosas, como nozes, amêndoas, soja, leite e derivados.

Por último, os lípidios, que têm duas funções: dar energia, como o carboidrato, e realizar o transporte de algumas vitaminas. Você pode encontrá-los no requeijão ou queijo branco do café da manhã saudável, no azeite de oliva ou linhaça do almoço, nas deliciosas castanhas oleogenosas como nozes, avelãs e amêndoas.

Alimentos com micronutrientes

Para manter uma vida saudável também é necessário ingerir muitas vitaminas e minerais. Segundo Thais, ambos “desempenham papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo”.

Só que as vitaminas e minerais são encontrados em doses pequenas nos alimentos. Por isso, é ideal sempre comer pratos coloridos. Por exemplo: se você vai a um restaurante, opte por alface, cenoura, tomate, beterraba e toda leguminosa que você encontrar.

As vitaminas e os minerais (cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, zinco, etc) não são abundantes nos alimentos, mas uma alimentação balanceada pode suprir a necessidade diária de cada um deles.

Gostou das dicas para ter uma vida saudável? Deixe aqui a sua opinião!

Veja também: 5 alimentos que previnem o câncer