Você com certeza já deve ter ouvido falar da acupuntura. Essa técnica chinesa, desenvolvida há 2 mil de anos, consiste na aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo, promovendo sua estabilidade. Segundo documento da Organização Mundial da Saúde, intitulado Acupunture: Review and anlytics of reports on controlled clinical tirals, a eficácia da acupuntura chinesa foi comprovada em 147 doenças, tanto físicas como psicológicas.

Para Thais Cavassim, fisioterapeuta da Estância do Lago, pacientes que não respondem bem ao tratamento convencional apresentam resultados satisfatórios com o tratamento através da acupuntura.

A OMS comprovou os benefícios da acupuntura na pele, vias respiratórias, coração, fígado, vesícula muscular, estômago, intestino, rins, sistema circulatório, sistema nervoso, sistema endócrino, órgãos dos sentidos, cabeça e em questões relacionadas à psique.  Sua eficiência também é vista em tratamentos de dependentes químicos e até contra o câncer.

Procedimento da acupuntura

Como qualquer atendimento médico, antes de iniciar o tratamento de acupuntura o paciente passar por um consulta. Nela, responde perguntas sobre sua vida e seu histórico de saúde. Com base no questionário,  o médico vai descobrir qual órgão está com problema e, então, fazer o mapeamento dos pontos de pressão, conhecidos como pontos de acupuntura.

O corpo humano é dividido em 12 meridianos, geralmente caracterizados por siglas como UB (bexiga), HT (Coração) e ST (Estômago). Dentro de cada meridiano é que estão localizados os pontos de pressão. Dores lombares, por exemplo, são tratados no ponto UB 54, que corresponde ao meridiano da bexiga.

Acupuntura causa dor?

As agulhas utilizadas na acupuntura são tão finas quanto um fio de cabelo. Algumas pessoas sentem uma leve dor no momento em que elas são introduzidas na pele. Outras sentem-se apenas relaxadas. No geral, as agulhas ficam no corpo da pessoa de 15 a 20 minutos, tempo que varia de acordo com o tratamento.

Um dos tratamentos da Estância do Lago é a acupuntura.  O tratamento é individual e precisa ser agendado. Entre em contato com a gente!